Home » Comportamento » FILMAÊ

FILMAÊ

 

Evento cinematográfico recebe produções feitas com dispositivos móveis de 16 a 18 de novembro. A entrada é gratuita.

 Steven Soderbergh, cineasta que ganhou um Oscar por Traffic, lançou Distúrbio, seu mais recente trabalho este ano. E um detalhe é surpreendente: o longa-metragem foi totalmente filmado com um Iphone. O público poderá conferir o resultado no dia 16 de novembro, sexta-feira, às 19h, durante a abertura do Filmaê – 1º Festival de Cinema Móvel de Brasília. O evento, que acontece até 18 de novembro no recém-inaugurado Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul – W3), dá espaço justamente para os trabalhos feitos por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets.

O festival reúne cinéfilos, diretores consagrados e também aqueles que aspiram entrar para o mercado cinematográfico. Centenas de pessoas dos quatro cantos do país se inscreveram para participar do evento inédito no Brasil e na América Latina.

Foram 65 curtas-metragens selecionados para passar na telona que será montada na sala Marco Antônio Guimarães do Espaço Cultural Renato Russo. Destes, 45 contemplam a mostra competitiva de produções nacionais e, os outros 20, compõem a mostra não-competitiva de filmes estrangeiros. Mas, no site do evento, os 82 curtas pré-selecionados poderão ser conferidos. Em www.filmae.com.br, pessoas de todo o país poderão ver com antecedência e votar, pelo júri popular,nos melhores nas seguintes categorias: melhor filme, direção, atuação, edição, trilha sonora e fotografia. O júri oficial, formado pela equipe do festival, também marcará presença. Os vencedores, de cada categoria e área de atuação, serão premiados com programas de edição – um incentivo para continuarem no mercado – e com um troféu estilizado do Filmaê.

A abertura oficial do festival será na sexta-feira (16), às 19h. Distúrbio é uma trama de terror psicológico que retrata a história de Sawyer Valentini (Claire Foy), uma mulher que é perseguida por um perigoso stalker virtual. Ao recorrer à ajuda legal, ela é mandada para um sanatório e desconfia que o homem pode estar no mesmo local.O filme de 1h38 de duração estreou no 68º Festival Internacional de Cinema de Berlim. Após a exibição, haverá um coquetel.

Mas a maratona vai começar logo pela manhã de quinta-feira (15). Debates, oficinas gratuitas que ensinam que é possível filmar conteúdos audiovisuais de qualidade utilizando apenas um smartphone ou tablet, exibição de filmes feitos por crianças e adolescentes rechearão a programação diurna do Filmaê.

As oficinas serão realizadas na quinta (15) e sexta-feira (16) das 9h às 12h e das 14h às 17h. A mostra com filmes que contemplam a categoria infanto-juvenil acontecerá às 10h de sábado (17). Uma boa pedida para os pais levarem seus filhos e os incentivarem a produzir.

Já a partir das 16h de sábado, será a vez dos filmes estrangeiros tomarem conta da telona. Às 19h do dia, filmes de ficção, documentários, reportagens, videoclipes e produções experimentais nacionais assumem sua vez na competitiva. No domingo (18), acontecerá um debate sobre “Narrativas Independentes: O Jornalismo Militante que utiliza o telefone como câmera e a conexão 4G como canal ao vivo”, às 14h30. As sessões de 18 de novembro se darão às 16h e às 18h. Às 20h, também de domingo (18), o público poderá conferir a premiação.  Programação completa em: www.filmae.com.br.  Todas as atividades e sessões têm entrada franca.

“Tivemos um retorno muito positivo, com pessoas de vários locais do país agradecendo por esta ideia. Afinal, o Filmaê permite filmar, com qualidade, sem grandes custos e recursos. Descobrimos que tem muita gente boa filmando pelo Brasil e abrimos uma oportunidade para estas pessoas. E isto inclui também os jovens e crianças que puderam ter contato com a sétima arte”, destaca um dos idealizadores e coordenador do Festival, Fernando Campos.

Filmaê – 1º Festival de Cinema Móvel de Brasília é uma realização da empresa Memória Digital e da Secretaria do Distrito Federal com o patrocínio do FAC- Fundo de Apoio à Cultura.

Oficinas e debates

O festival contará com quatro oficinas que pretendem mostrar ao público como é possível e divertido criar conteúdos audiovisuais de qualidade utilizando apenas o smartphone ou tablet. São elas: Oficina de produção audiovisual – técnicas de gravação com dispositivos móveis e a utilização de acessórios para smartphones e tablets; Oficina de produção de músicas e trilhas sonoras a partir de smartphones e tablets; Edição de imagens, pós-produção e finalização em tablets e oficina de fotografia e filmagens com smartphones direcionada a participantes da terceira idade.

Filmaê fará também uma reflexão sobre a utilização criativa dos dispositivos móveis nos dias de hoje. O painel Quarta Tela terá palestras e debates sobre temas como: Narrativas independentes. O jornalismo militante que utiliza o telefone como câmera e a conexão 4G como canal ao vivo, o uso de dispositivos móveis no jornalismo tradicional e sobre o uso de dispositivos móveis na infância.

Filmaê – 1º Festival de Cinema Móvel de Brasília

De 16 a 18 de novembro

Local: Espaço Cultural Renato Russo (W3 – 508 Sul)

Inscrições para oficinas, informações e horários: www.filmae.com.br

Entrada e inscrições gratuitas

Mostra infanto-juvenil

Classificação livre

Mostra de filmes estrangeiros e competitiva nacional 

Não recomendado para menores de 16 anos

 

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *

*

Assunto