Home » Bem-estar » “TREINAMENTO FUNCIONAL”

“TREINAMENTO FUNCIONAL”

Especialista Maurício Peixoto fala sobre os benefícios do treinamento funcional no tratamento de doenças e desenvolvimento corporal

Há algum tempo que a expressão “treinamento funcional” faz parte do vocabulário de muitas pessoas, principalmente aquelas frequentadoras assíduas de academia ou praticantes de esporte em geral.

Já muito praticado em outros países, aqui no Brasil, a modalidade ganha cada vez mais adeptos, principalmente por utilizar métodos que possibilitam o desenvolvimento da força, flexibilidade, equilíbrio, estabilidade e mobilidade; sem a utilização de muitos materiais e equipamentos.

No entanto, as benesses do treinamento funcional vão muito além do emagrecimento e o desenvolvimento de massa magra. De acordo com o educador físico, Maurício Peixoto, à frente da Funcionall Treinamento Inteligente, a modalidade, quando orientada da forma correta, pode auxiliar o tratamento de doenças crônicas e até desenvolver articulações falhas do corpo humano. “Com o treinamento funcional especializado, conseguimos avaliar o corpo humano como um todo, detectando as falhas que geram ou podem gerar lesões e, após isso, descrevemos exercícios com o objetivo de corrigir essas falhas, o que leva a execução perfeita do movimento, sanando ou até mesmo, evitando grandes ou maiores lesões”, explica.

Dessa forma, a atividade pode ser vista como uma maneira de reabilitação do corpo, sendo orientada para pacientes pós-cirúrgicos e até aqueles portadores de doenças graves, como esclerose e a fibromialgia, pois a prática confere a essas pessoas uma melhor qualidade de vida, sendo possível diminuir as patologias decorrentes.

Além disso, a prática, por partir de uma avaliação do movimento, é muito usada por pessoas que desejam alcançar um objetivo físico, aprovação em concursos públicos que exijam prova prática, o temido TAF, pois neles é necessário realizar uma quantidade exata de exercícios que às vezes são impossíveis de ser realizados, devido à deficiências físicas do candidato, que até ele desconhecia. A exemplo, a médica, Vivian Soares, passou o ano de 2015 treinando para o TAF da Polícia Militar do DF e, teve muita dificuldade com as barras, que para o sexo feminino, se exige o mínimo de 10 repetições, mas que para ela era impossível. “Fiz tratamento para emagrecer, contratei personal trainner e nada deu resultado. Até que decidi seguir um treino personalizado, foi quando descobrir que o movimento que realizava ao fazer as barras estava errado e, depois de corrigir a minha postura, consegui executar o movimento completo e, em menos de um mês, fiz o teste e passei com êxito em todos os exercícios”, explicou.

Neste sentido, percebe-se que o treinamento funcional deve ser considerado como algo além do estético, pois, em muitos casos, ele salva vidas, por proporcionar maior mobilidade e desenvolvimento do corpo, o que beneficia a saúde de forma geral. Sendo, portanto, indicado para qualquer pessoa, desde crianças a idosos, pois é um treino que se adapta à capacidade física da pessoa praticante, melhorando o condicionamento físico sem prejuízos à saúde corporal!

Funcionall Treinamento Inteligente

Endereço: SCLN 206 Bloco A – Loja 17 – Asa Norte – Brasília – DF.
Telefone: 61. 3039-6966

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *

*

Assunto